terça-feira, 6 de março de 2012

Minha Verdade


A verdade mais importante é a nossa verdade. A verdade de quem somos, das nossas construções. Se não sei quem sou certamente não encontrarei o meu lugar na vida. Há tantos caminhos e tantas identificações, mas será que não estou julgando o outro, pelas minhas próprias doenças? Venho descobrindo que o meu enigma é tão grande quanto o enigma do universo e que nenhuma verdade me será útil, sem que antes a minha própria verdade se revele. Se não sei quem sou, sigo transferindo, projetando e me enganando. Negando e desprezando no outro a verdade que não gosto em mim. Sem autoconhecimento não há relação, não há dialogo saudável para fora. Conhecimento de fora, sem autoconhecimento é escuridão. Quem não olha para si, não vê o mundo como o mundo é. Olhos bons são imparciais e quem se julga, não julga. Se minha verdade está equivocada, minha vida é um equivoco. Para os teólogos de plantão, que me consideram herege, cito as palavras de Jesus: “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
        João Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário