sábado, 17 de março de 2012

A fé verdadeira de um ateu


                 Ateu é aquele que crê que Deus não existe. Mas, em crendo, não pode fugir de sua fé. Ora, o ateu, quando não o é, pela necessidade aboiolada de ser do contra, é apenas alguém que não concebe a idéia de um criador ou atrela, relaciona este, ao ridículo da religião. Aí, dou razão a estes, neste ultimo aspecto. O deus dos mitos, vingativo, prepotentente, ciumento e dado a rompantes, neste, nem eu o posso crer. O Deus no qual creio, não se faz refém da sistematização humana, não se condiciona a ritos, não depende de homens, não se configura a padrões, não é monopolizado por religiões, não surta de carências, não governa pelo medo e não é prepotente. O Deus no qual creio, está muito acima da minha própria capacidade de percepção e compreensão e portanto duscuti-lo, seria apenas uma ridicula presuposição. Não o compreendo, mas eu sei, Ele me compreende. Quem crê em Deus por necessidade, empreendeu fuga de si mesmo. Eu creio, não como uma obrigação da culpa, do sacrifício neurotico ou da auto-penitencia, mas pela realidade subjetiva de sua presença em mim. Se não o posso conceber, mentir pelo medo, me faz mal e portanto, bem melhor seria, se eu fosse apenas um ateu honesto, que crê, sem a consciência de sua fé. Eu não preciso crer, apenas creio, sem a necessidade de argumentação ou de provas. Ha crentes que não creem. apenas herdaram uma fé indiscutivel. Quando a ciencia comprova um fato desta fé se alegram, por ter sua fragil crença afirmada. Ora, a fé que precisa de comprovação é falsa. Como dizia Carl Jung “eu não preciso crer em Deus”...

             João Luiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário